Classicismo e Barroco nas artes plásticas

Olás!!

Acabamos de iniciar o estudo do Barroco através das artes plásticas. Aqui no Literarizando tem muita sobre este conteúdo, de postagens a links. Para se aprofundar, siga a trilha dos tijolos amarelos.

  • Sobre a união entre razão, ciência e arte que caracterizou o Renascimento e seu movimento artístico, o Classicismo, confira esse post aqui. Nele você pode ver com mais detalhes como os conhecimentos científicos, principalmente da matemática, foram importantes para a construção das obras artísticas do Classicismo. Só pra começar a dar um gostinho: você sabia que foi durante o Renascimento que se descobriu uma constante matemática que organiza a proporção de todas os organismos considerados harmoniosos na natureza (conchas, folhas, favos de mel de colmeias)? E que essa constante foi empregada não só para se desenhar, pintar e esculpir os corpos humanos, mas também foi usada deliberadamente na literatura para harmoniza as partes dos poemas?
  • Aqui você vai conferir um retrospecto das duas obras de Michelangelo que vimos em sala e levar como bonus track um bom material sobre Da Vinci e Rafael. Cowabanga para os artistas ninja do Mestre Splinter. (Piada interna de quem assistia Show da Xuxa explicada no post.)
  • Para ir direto para a postagem sobre as artes plásticas do Barroco, clique aqui. Caravaggio e Bernini reinam nas preferências estéticas da autora deste blog e eu fiz o possível para reverenciá-los adequadamente.

Para fecharmos a chuva de postagens de links de hoje, confira ainda:

  • O site oficial da Capela Sistina (que está na lista permanente de links do blog, à direita e também aqui). O site oferece uma visita virtual à capela com mobilidade de 360º e zoom (use as setas do teclado ou o mouse para percorrer o espaço). Não esqueça de que, além do teto, o fundo do altar também é obra de Michelangelo (o tema é o Juízo Final). Vale MUITO a pena!
    OBS: As pinturas laterais não são de Michelangelo – apenas o teto e o fundo altar.
  • O site oficial de Caravaggio, (também na lista permanente de links do blog e aqui). O site oferece todas as obras creditadas a Caravaggio (e também obras atribuídas a ele mas cuja autoria não é consensual). Na observação das obras estão disponíveis informações e efeitos de zoom. Recomendado.

Pra encerrar mesmo, curta no Youtube os episódios da série da BBC O poder dar arte que foram dedicado a estes artistas. Esta série não está disponível em DVD no Brasil (o que eu, particularmente, considero bullying! Acho MUITO errado isso, pense na revolta!). Abaixo confira a primeira parte do episódio dedicado a Caravaggio e a primeira parte do episódio dedicado a Bernini.

 

 

Caravaggio e Bernini: porque não precisa ser ninja pra ser genial. ADORO!

#curtambemmuito

Beijos!

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s