Gabaritos 2011 – ficha 6

Olha aqui a postagem que eu prometi a vocês! Se alguém tiver dúvida, conversamos no intervalo de quarta, antes da prova, ok?

1 – C

2 – Como o sermão tem como objetivo convencer os fiéis sobre que comportamento devem exercer, convencimento conseguido através de uma cadeia argumentativa, o sermão se conecta predominantemente com a função conativa da linguagem.

3 – D

4 – D

5 – Os textos de ambos os autores usa a imagem metafórica da relação entre peixes pequenos e peixes grandes para discutir as relações sociais humanas. Entretanto, para fazer sua crítica, Vieira a caracteriza nos peixes e depois nos homens, estabelecendo um “como se” nos quais, supostamente, os peixes se imaginam nos homens, já que, ironicamente, ele propõe que o interlocutor do sermão sejam os peixes. Para mostrar o quanto é horripilante a exploração dos mais pobres pelos ricos, Vieira a compara com o comportamento do animal de comer. Já Brecht faz o contrário: ele atribui ao animal um comportamento humano, personifica os tubarões e os peixes, para que a a mesquinhez dos poderosos seja mais evidente.

4 thoughts on “Gabaritos 2011 – ficha 6

  1. Bianca, na prova de amanhã será cobrado a estrutura de um sermão? E o nome dos sermões mais conhecidos de Pe. Antonio Vieira também? Obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s