Figuras de linguagem: ironia e eufemismo

Oi, bonitos!

Como tem MUITA gente arrancando os cabelos sem saber por onde revisar as figuras de linguagem que já foram conteúdo de outros períodos letivos de vocês, eu vou dar uma mãozinha. Eu, os personagens do Um sábado qualquer, o blog do Carlos Ruas que eu adoooooooro, e o Laerte.

Comecemos pela ironia, essa figura de linguagem que faz tão parte do cotidiano que você vai entender facinho facinho. Adão e Deus comandam!

Só o Adão mesmo pra sem ser tão sem noção e não perceber que Deus não apertou a teclinha Curtir isso do Face. A resposta de Deus foi recheada de ironia: a figura de linguagem em que aquilo que se diz significa, na verdade, o contrário do que se pensa.

A ironia é um recurso muito sofisticado na língua. Ela é construída através do contexto e, muitas vezes, a expressão facial e o tom de voz de quem fala são determinantes para que se o receptor possa processá-la. Eu já vi muito pega-pra-capar em tópico de Orkut e lista de comentário de blog porque uma ironia passou batida. Daí que tem gente que prefira inserir em seus comentários ou postagens um [ironia mode on] só pra garantir.

Para não perdermos o ensejo e eu fazer a felicidade de certos seres da turma F que se viciaram nos Bichinhos de Jardim, tá aqui uma ironia de dona Maria Joana Cascudo:

Agora vamos ao eufemismo. Dá uma olhada nessa tirinha do Laerte:

Veja que o personagem de terno azul abriu a tira com uma acusação forte contra o outro (que entendemos ser um político). Diante da ameaça de processo, ele transforma seu discurso – só que no fim das contas as ideias ainda são as mesmas, elas só foram apresentadas de maneira menos contundente. No terceiro quadrinho, a suavização continua, até que, finalmente, a acusação é retirada.

Entre a acusação aberta e calorosa do primeiro quadrinho e as acusações do segundo e do terceiro quadrinhos foi feita uma suavização de uma ideia muito negativa: é isso a que damos o nome de eufemismo. É essa figura de linguagem a que recorremos quando vem uma amiga (irmã, namorada, mãe, enfim, pense em alguém que você ame e não queira magoar) toda feliz com um visual Rihanna (clica aqui pra entender a pressão – #tenso), pergunta como ela está e você respira fundo, ativa um #salvaJesus três vezes, sorri amarelo e diz: “Eu ACHO que esse short não ficou muuuuito legal com essas listras aqui em cima… Que tal você colocar uma calça preta?”

Claro, que se você for realmente alguém que ame essa criatura surtada, depois, com jeitinho, você tenta convencer que o cabelo não tá ornando, né? Mas sem magoar os sentimentos da coitada. E se combinações assim persistirem e a indivídua for teimosa não esqueça nunca dos mandamentos Amar É… Amar é inscrever no Esquadrão da Moda.

Como não curto correr riscos de alguém não entender, lá vai mais um exemplo dos Bichinhos de Jardim. Como dona Maria Joana não é um ser dado a eufemismos, ele fica por conta do Caramelo mesmo!

Well, that’s all folks!

Amanhã tem mais! Beijinhos!

13 thoughts on “Figuras de linguagem: ironia e eufemismo

  1. bianca, tenho interesse em conhecer alguma coisa de Kafka, me contaram que sua leitura é muito complexa… mas você recomendaria? E para mim? seria bom ler A metamorfose?

    • Sofia,

      A metamorfose é um bom início para Kafka. Eu curto muito muito o tcheco! E não acho que a leitura dele seja tão difícil assim, há leitores que em termos de vocabulário e de técnica narrativa são bem mais complicados que ele. Você consegue acompanhar a narrativa dele sim!

  2. A questão 4 da Ficha-5 é um exemplo de eufemismo?

    Eufemismo é usar termos agradáveis para não dizer o que realmente quer dizer, suavizar expressões; correto? Ex: ser convidado a sair da instituição de ensino, para não dizer: “Você estar expulso do colégio!”

  3. Oi fofa! voce me ajudou muito! muitissímo obrigada! mas, voce poderia me indicar algumas musicas que tenham IRONIA????? desde já,agrdeço>

Deixe uma resposta

