Tête-à-tête

Sabiam que professor também fica ansioso em início de ano letivo? Fica sim!

Vocês, no início de uma nova etapa, passam a conviver com cerca de 40/45 pessoas, que se tornam as suas parceiras de dia-a-dia, de trabalho. Muitas vezes vocês voltam a conviver com essas pessoas, que já conhecem (e às vezes há muito tempo).

Professor, salvo raras exceções, passa a conviver com, 6, 12, até 20 vezes esse número. É só fazer as contas: quantas turmas seu professor de Química do ano passado tinha na sua escola? E nas outras (quase impossível ele trabalhar numa escola só)?

Agora imagina: se você tem ansiedade em saber quem serão seus colegas, ou em como estarão e como será o novo ano, imagina os seus professores! Professor quer, sim, saber quem vocês são, conhecer cada um, o melhor que puder! Professor é gente que trabalha com gente, para educar gente. Mais do que ensinar Química ou Português, professor quer mesmo é ser aquela pessoa que faz os outros descobrir que o mundo é mais, que a vida é fascinante, e que existem mais possibilidades do que a gente imaginava.

Às vezes o tempo que nós temos em sala é tão escasso, tão curtinho, que nem dá para uma parte de vocês descobrir que “por trás dessa neve mora um coração“, como disse o poeta Chico. É por isso que estou aqui, na minha ansiedade por saber para quem estou escrevendo, quem são vocês esse ano, meus alunos, que estou inaugurando duas novas categorias aqui na nossa casa: a Tête-à-tête e a Achei na web. Tête-à-tête é uma expressão francesa, que significa algo como conversa íntima, direta. A tradução mais direta seria cara-a-cara, mas eu não gosto dela. Parece briga, bem diferente do que o Tête-à-tête é. Bom, nessas categorias eu vou postar coisas que não estarão relacionadas com conteúdo de escola, de sala. O Tête-à-tête vai ser um espaço para se falar de vida aqui no Literarizando, tá? E ele está devidamente inaugurado com esse post.

O Achei na web acho que eu nem preciso explicar o que é né? Dicas de sites, de vídeos, de programas e qualquer outra coisa que se relacione ao universo da literatura, da leitura e da arte em geral que eu achar que pode interessar vocês. Por sinal, para inaugurar essa categoria também, fica aqui um link (que vai ser devidamente adicionado às indicações do blog) para o Jamendo. O Jamendo é um site que hospeda música para dowloads grátis e legalizados! Ele contém mais de 29 mil álbuns e músicos de todo planeta disponibilizam seus trabalhos nele para divulgação. As músicas têm direitos autorais pelo Creative Commons, o que assegura a atribuição da autoria (diga sempre NÃO ao plágio!).

A variedade do Jamendo é incrível! Vocês vão encontrar jazz, rock, pop, hip-hop, música instrumental. Quem tem banda e quiser começar a divulgar sua arte pode encontrar no site uma plataforma bem interessante.

Tks pra minha amiga Milena que me deu a dica do Jamendo. Valeu Mi!

E para vocês que eu ainda não conheço, ficam beijos. Semana que vem a gente começa a se descobrir!

Deixe uma resposta

