Instruções para produção do vídeo sobre Alberto Caeiro

Hello, pessoas!

Como combinamos, vamos às instruções do trabalho!

Objetivo: produzir um vídeo documentário sobre a obra de Alberto Caeiro. O vídeo deve conter entrevistas (com Caeiro e personalidades ligadas a ele que podem discorrer sobre sua obra) e a leitura e análise de pelo menos três poemas – um de cada livro constante na obra completa dele.

IMPORTANTE!

Os poemas selecionados pelas equipes não poderão se repetir de um vídeo para outro — a menos que a equipe escolha mais de três textos. Nesse último caso, os textos adicionais poderão constar em outros trabalhos. Então escolham logo os que vocês acham mais interessantes – é de quem pedir primeiro!

Formatação: o tempo de duração do vídeo deverá ser, no mínimo, de 5 minutos. O tempo máximo é de 15 minutos. Os vídeos devem ser entregues em DVD, no formato wmv ou avi.

Equipes: as equipes poderão ter de 6 a 8 integrantes. Em nenhuma hipótese poderá haver equipes com número superior ao estipulado.

Conteúdo obrigatório: obrigatoriamente o vídeo deve responder aos seguintes questionamentos:

  • Dados biográficos de Alberto Caeiro e livros publicados.
  • Por que Alberto Caeiro é um “poeta-filósofo”? (Expliquem em que consiste o sistema filosófico — a compreensão filosófica de mundo — do autor)
  • Hipóteses: quem é a musa inspiradora de “O pastor amoroso”?

Prazo de entrega: 07/10 (sete de outubro, uma quarta-feira)

IMPORTANTE

Gravem o arquivo final com ANTECEDÊNCIA e TESTEM o DVD. Gravem mais de uma cópia para, no dia da entrega, não haver a possibilidade de justamente o membro da equipe que estava com a única cópia faltar.

Critérios de avaliação: os trabalhos serão avaliados com atribuição de nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), a ser computada como avaliação em construção no 3º trimestre letivo. Na atribuição da nota serão considerados os seguintes critérios:

  • Qualidade visual e sonora do vídeo (nos casos em que houver dificuldades na captação de aúdio, incluam legendas para que os espectadores possam compreender o que está sendo apresentado)
  • Contemplação dos conteúdos obrigatórios
  • Presença das entrevistas e da quantidade mínima de poemas apresentados/analisados
  • Coerência e nível de aprofundamento na análise dos textos e nas informações apresentadas
  • Cumprimento do tempo mínimo estipulado para o vídeo
  • Criatividade

Aqueles que tiverem dificuldades em fazer a edição final do vídeo podem tirar dúvidas com o SINF, com o professor Wellington (um geek de primeira linha) ou comigo.

Peço aos representantes de turma que me apresentem, na próxima segunda-feira, uma lista das equipes e seus integrantes, para que possamos fazer o controle dos poemas escolhidos.

Alguma dúvida, flores e anjinhos?

Beijos e até segunda!

PS (adicionado em 20/09): Por favor, atribuam ao vídeo de vocês créditos indicando o que cada participante da equipe fez, como se costuma fazer em qualquer tipo de vídeo. PELOAMORDEJESUSCRISTO (assim mesmo, pegado, em negrito e em itálico, que o caso é sério!) não coloquem, NUNCA, em hipótese alguma, num trabalho em vídeo Equipe ou Alunos. Fica feio demais! É mico, é queima, é a treva!

25 thoughts on “Instruções para produção do vídeo sobre Alberto Caeiro

  1. Bianca, essa entrevista, como é que é? fazer entrevista com ele? e como eu vou achar essas pessoas que você citou ai? obrigaada, beijos.

    • Livia,

      Mulé, não tem como tu achar esse povo não. Afinal, mesmo os que existiram de verdade já morreram faz uns 70 anos! Então… invente, tente, faça uma abordagem diferente!!

      Criatividade e força na peruca!!

    • Sim, Paula! Assim, quando assistirmos aos vídeos, teremos uma análise mais ampla da obra de Caeiro. Duas equipes, uma da D e uma da A já escolheram seus textos. Vou postar aqui essas escolhas mais tarde!

  2. Bianca, você disse que tinha um poema de Alberto Caeiro que nós não poderíamos usar, pois já havia a interpretação dele na internet. Que poema é esse? fico com medo de ter pego justamente ele 😛

  3. Bianca, mais dúvidas!

    a gente pode ‘inventar’ coisas sobre Alberto Caeiro? como dizer que ele teve filhos.. Essas coisas? Porque pesquisando, não há nada que diga que ele teve filhos, mas também não achamos nada que diga que ele não teve.. podemos viajar um pouco quanto a isso?

  4. outra coisa! (desculpa, vou encher esse site de dúvidas, mas não posso esperar até segunda feira para te perguntar, haha).

    Precisamos fazer trabalho escrito ou só precisa do vídeo mesmo?

    • Hannah,

      Respondendo suas dúvidas num comentário só:

      1 – O poema é o quadragésimo poema (XL) de O guardador de Rebanhos. Na edição da Saraiva que eu indiquei a vocês, ele está na página 62. Quem estiver preferindo pegar os textos na internet, como a ordem pode vir diferente, o primeiro verso é “Passa uma borboleta por diante de mim”.
      2 – Hummm… Vocês poderiam fazer isso como uma revelação surpreendente, já que não foi documentado. Agora uma questão: aquilo que ele escreveu permite esa informação? Eu pelo menos não vejo nenhuma alusão possível à paternidade, principalmente por causa do poema VIII (página 25 – muito conhecido como Poema do Menino Jesus… por sinal, cuidado com as versões de internet, elas costumam estar incompletas).
      3 – Só vídeo, flor! Não esqueçam de, nos créditos do vídeo, indicar quem fez o quê. Ah e por favor, alerta GERAL (vou até incluir no post): façam crédito de VÍDEO! Aparecer num trabalho em vídeo Equipe ou Alunos fica MUITO feio! É queima!

  5. Bianca,
    Os livros publicados são:
    Pastor amoroso
    O Guardador de Rebanhos
    Poemas inconjuntos
    Poemas completos
    Poesia
    Aforismos e afins
    estou com dúvida!

    • Maria Isabella,

      Os livros de Caeiro são O guardador de rebanhos, O pastor amoroso e Poemas inconjuntos. Os outros títulos compilam essas obras (às vezes com alguns acréscimos). Concentre-se neles!

  6. biaanca, help me, eu não to achando o que é um poeta filosófo…. da uma luza divina ai profis!
    e outra coisa, sobre a musa inspiradora tem que ser várias hipóteses ou a gente pode criar uma musa inspiradora?

    da uma luz divina ai profis!

    • Giorgia,

      Você já leu o material que eu entreguei na última aula, o texto de Fernando dos Santos Andrade? Lá você encontra muitas pistas sobre o assunto. Quem também aborda a relação entre filosofia e literatura é o Vinícius Figueira, que está postando um texto exatamente sobre isso para que vocês consultem. Aqui no blog temos links para o site do Vinícius. Por sinal, esse não é o único texto dele sobre o assunto!

      Dê uma olhada nesse material, para começar, e depois a gente conversa sobre suas dúvidas, ok?

  7. aqui é Nicole Negri, desculpa o usuário, pois nao estou em casa
    queria saber, se é obrigatoriamente a entrevista com o proprio alberto, ou posso colocar fernando pessoa, dando a biografia dele?
    pois colocando na primeira pessoa o texto que consegui fazer com meu grupo, nao ficou muito adequado.
    aguardo resposta urgente.
    obrigada.

  8. Bianca,
    a hipótese sobre quem é a musa inspiradora de “O pastor amoroso” é pra ser elaborada por a gente, ou é pra pesquisar hipoteses ja existentes?
    outra coisa, como a gente faz na entrevista com caeiro? é pra gente falar como se fosse ele? eu nao to entendendo muito bem isso
    responde urgente por favor
    brigadaa, beijoo

    • Camila,

      Vocês podem fazer as duas coisas, se quiserem: pesquisar e levantar hipóteses de vocês. Se não encontrarem nenhum material em pesquisa, resta só a imaginação!

      Como Caeiro não existiu, os outros heterônimos também não e Fernando Pessoa e quem conviveu com ele e sua criação já viraram pó, como diria Vieira, vocês vão ter que interpretar esses seres. O que ele responderia, como seria seu visual, como seria seu tom de voz e jeito de falar? Montem o personagem a partir do que vocês aprenderam sobre ele e força na peruca!

  9. Professora, Quais são os programas que eu posso utilizar para editar os vídeos? Eu fiz no Windows Movie Maker serve ? Como é que eu faço para transformar o que eu fiz em um vídeo automático?

    • Victor,

      O Movie Maker serve sim. A única coisa que você precisa ter atenção é que no MM o comando salvar salva o projeto, mas não o arquivo em filme. Para gravar a versão definitiva vá em Arquivo e depois em Salvar Arquivo de Filme.

  10. Bianca o vídeo do meu grupo está com 22 minutos e não dá pra tirar nada, pode ser esse tempo? por favor Bi 🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s