Uma pausa para dicas de leitura

Olá, foliões arrebentados de tanto pular e não-foliões preguiçosos de tanto descansar!

Hoje não vou deixar nenhum post sobre conteúdo… teremos muito tempo para isso. O que vim deixar aqui são duas dicas de leitura, essas sim, relacionadas com o que discutimos até agora.

A primeira é um livrinho muito interessante chamado “Literatura Brasileira – Modos de Usar“, de Luís Augusto Fischer. É um livro de bolso, que faz um panorama geral da nossa literatura e suas principais obras sem o viés historicista que o estudo escolar nos obriga a fazer. Fischer conseguiu fazer nele uma série relações que eu adoraria poder fazer em sala de aula, mas que o sistema escolar como é concebido hoje não me permite. Ele focaliza a nossa produção literária através dos temas, dos gêneros, da relação de (in)dependência da literatura européia e uma série de outras excelentes sacadas.

O outro material é o livro “Novo Mundo – As cartas que batizaram a América“. O livro traz as cartas de Américo Vespúcio (e as atribuídas a ele, documentos talvez até mais importante para o imaginário coletivo sobre a América – e o Brasil, principalmente, – do que aqueles historicamente legitimados como sendo suas produções), apresentadas pelo historiador Eduardo Bueno. As notas de apresentação de Eduardo Bueno são interessantíssimas, muito didáticas e – principalmente – deliciosamente bem escritas. Elas nos dão uma dimensão muito clara da dimensão obtida pelos textos de Vespúcio. Em outra ocasião eu vou escrever aqui um pouquinho sobre a Novus Mundus, da qual já lemos um trecho, e não sinto a mínima vergonha de dizer que tudo que aprendi sobre ela veio desse livro.

Ah e não, não estou ganhando comissão para fazer propaganda nenhuma não. É vício de ler mesmo. E vontade de querer alastrar esse vício por aí.

Bom regresso às aulas amanhã!

Beijinhos!!

Anúncios

4 thoughts on “Uma pausa para dicas de leitura

  1. Olá Bianca, Ví que você é professora de literatura, estou com uma grande dificuldade. Vou ter uma prova sobre barroco e adoraria um post sobre diferenças e semelhanças entre os autores Padre Antonio Vieira e Gregorio de Mattos.
    Já busquei em vários lugares mais não encontrei nada esclarecedor!
    Confundo um pouco os dois, e isso me ajudaria muito na prova!
    Agradeço desde já!
    Ah, já ia me esquecendo, boas dicas de leitura essas suas!
    Beijinhos.

    • Amanda,

      No arquivo tem muitas coisinhas sobre esses dois autores. Dê uma fuçada por lá. Se você não encontrar o que precisa, me dê um toque que eu tento postar alguma coisa nesse fim de semana.

      Boa sorte e beijinhos pra você também!

  2. Olá Bianca, já dei uma olhada nos seus arquivos, as características e tals até que sei bem, o que me deixa enrolada é na hora de distinguir um autor do outro.
    Se você disponibilizar de uma síntese de características e diferenças desses dois autores, agradeceria muito.
    Já busquei, já tentei fazer uma lista com diferenças e semelhanças, que me ajudasse nessa distinção, mais não obtive êxito.
    Aprecio a literatura barroca, mais na hora de interpretar me atrapalho um bocado.
    Caso possa me dar essa ajuda, agradeço.
    Obrigada pela atenção!
    Beijinhos, bom final de semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s