Uma pausa para dicas de leitura

Olá, foliões arrebentados de tanto pular e não-foliões preguiçosos de tanto descansar!

Hoje não vou deixar nenhum post sobre conteúdo… teremos muito tempo para isso. O que vim deixar aqui são duas dicas de leitura, essas sim, relacionadas com o que discutimos até agora.

A primeira é um livrinho muito interessante chamado “Literatura Brasileira – Modos de Usar“, de Luís Augusto Fischer. É um livro de bolso, que faz um panorama geral da nossa literatura e suas principais obras sem o viés historicista que o estudo escolar nos obriga a fazer. Fischer conseguiu fazer nele uma série relações que eu adoraria poder fazer em sala de aula, mas que o sistema escolar como é concebido hoje não me permite. Ele focaliza a nossa produção literária através dos temas, dos gêneros, da relação de (in)dependência da literatura européia e uma série de outras excelentes sacadas.

O outro material é o livro “Novo Mundo – As cartas que batizaram a América“. O livro traz as cartas de Américo Vespúcio (e as atribuídas a ele, documentos talvez até mais importante para o imaginário coletivo sobre a América – e o Brasil, principalmente, – do que aqueles historicamente legitimados como sendo suas produções), apresentadas pelo historiador Eduardo Bueno. As notas de apresentação de Eduardo Bueno são interessantíssimas, muito didáticas e – principalmente – deliciosamente bem escritas. Elas nos dão uma dimensão muito clara da dimensão obtida pelos textos de Vespúcio. Em outra ocasião eu vou escrever aqui um pouquinho sobre a Novus Mundus, da qual já lemos um trecho, e não sinto a mínima vergonha de dizer que tudo que aprendi sobre ela veio desse livro.

Ah e não, não estou ganhando comissão para fazer propaganda nenhuma não. É vício de ler mesmo. E vontade de querer alastrar esse vício por aí.

Bom regresso às aulas amanhã!

Beijinhos!!

4 thoughts on “Uma pausa para dicas de leitura

  1. Olá Bianca, Ví que você é professora de literatura, estou com uma grande dificuldade. Vou ter uma prova sobre barroco e adoraria um post sobre diferenças e semelhanças entre os autores Padre Antonio Vieira e Gregorio de Mattos.
    Já busquei em vários lugares mais não encontrei nada esclarecedor!
    Confundo um pouco os dois, e isso me ajudaria muito na prova!
    Agradeço desde já!
    Ah, já ia me esquecendo, boas dicas de leitura essas suas!
    Beijinhos.

    • Amanda,

      No arquivo tem muitas coisinhas sobre esses dois autores. Dê uma fuçada por lá. Se você não encontrar o que precisa, me dê um toque que eu tento postar alguma coisa nesse fim de semana.

      Boa sorte e beijinhos pra você também!

  2. Olá Bianca, já dei uma olhada nos seus arquivos, as características e tals até que sei bem, o que me deixa enrolada é na hora de distinguir um autor do outro.
    Se você disponibilizar de uma síntese de características e diferenças desses dois autores, agradeceria muito.
    Já busquei, já tentei fazer uma lista com diferenças e semelhanças, que me ajudasse nessa distinção, mais não obtive êxito.
    Aprecio a literatura barroca, mais na hora de interpretar me atrapalho um bocado.
    Caso possa me dar essa ajuda, agradeço.
    Obrigada pela atenção!
    Beijinhos, bom final de semana.

Deixe um comentário

