Para ajudar quem tem a edição antiga

Alguns alunos que têm a ediçao antiga do livro didático de Cochar e Cereja me pediram ajuda para começar os estudos. Como eu não estou levando as duas edições para a sala, vou dar essa assessoria aqui, certo?
O assunto “Quinhentismo” está no capítulo 5, a partir da página 74. As questões sobre literatura de informação que já resolvemos na edição nova são praticamente as mesmas, só muda a última, pois o texto não-verbal é diferente. A edição nova tem um cartum de Laerte que mostra os índios rindo dos portugueses, na praia, com as caravelas ao fundo. A antiga, por sua vez, usa uma tira de Luís Fernando Veríssimo, da série “As Cobras” (de que eu gosto muito, por sinal). Na tira, uma cobrinha se aproxima de outras duas e pergunta: “Pesquisa! Devolver o Brasil aos índios, sim ou não?”. As outras duas se entreolham e uma delas indaga de volta: “Eles devolvem os espelhinhos?”.
A questão pede que se expliquem a desigualdade de condições culturais e tecnológicas que havia entre índios e portugueses no período do “descobrimento”. A reflexão sobre este tema, a partir da pergunta da última cobrinha, leva-nos a perceber a manipulação que os colonizadores fizeram dos silvícolas (índios) através da tecnologia. O espelho era algo supérfluo e inútil na terra conquistada (ninguém tinha lá muito tempo para ficar se “embonecando” por aqui, se não havia centros urbanos e, principalmente, se a noção de belo da sociedade que viria ser a brasileira ainda eram duas, completamente diferentes). Mas para os índios era uma novidade e tanto. A tecnologia tanto serviu para que a colonização fosse pacífica (manipulando-se os índios através do oferecimento de utensílios estranhos à sua cultura – estranhos e inúteis) como também para a conquista pela força (afinal, os portugueses tinham armas de fogo e até canhões em sua esquadra).
Por hoje é isso.
Um cheiro e até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s