Um bom começo!

Olá, pessoal! Esta é uma nova experiência para mim, usar um blog como ferramenta de ensino.

Num primeiro momento eu aqui pretendo deixar para vocês resumos, textos extras, orientações, exercícios e correções de exercícios além dos que vamos trabalhar normalmente em sala. Deixo um espaço aberto para vocês, nos comentários, poderem fazer sugestões e tirar dúvidas. A atualização provavelmente será semanal, mas dependendo do andamento da nossa disciplina, pode haver mais de uma na semana.

Hoje, para começar, eu vou deixar um pouco mais sistematizado o assunto da nossa primeira aula: o que é literatura e qual é a sua função.Convencionalmente, vamos estabelecer que para haver literatura, é preciso existir a intenção de se fazer uma obra de arte com a palavra. Isto é o que chamamos de intenção estética. É esta intenção que recria na obra de arte, a realidade, sob o ponto de vista do projeto artístico do seu autor. É por isso que, embora possamos ter obras de arte a respeito de acontecimentos reais, elas são sempre uma recriação da realidade. Mesmo que o autor queira ser o mais objetivo possível nessa recriação, sempre há algo na sua obra que vai transparecer a interpretação que ele mesmo deu ao seu tema.
Esta intenção estética se torna palpável, observável, no trabalho com a língua que o escritor faz quando escreve um texto literário. De acordo com o que, em sua época e em seu projeto pessoal, é considerado o “belo” da palavra, o escritor vai fazer usos especiais da língua. Esse “uso especial” vai se realizar no uso da conotação (sentido figurado das palavras) e das figuras de linguagem.

E qual é a função da literatura? Um escritor dos anos 80 de que gosto muito, Caio Fernando Abreu, certa vez disse que “Os escritores, os ficcionistas e os poetas são os biógrafos da emoção“. Isso significa que além do proveito pessoal que podemos ter da literatura, existe um proveito no estudo da história do homem. Enquanto conhecemos os fatos e a formação das sociedades através da História, conhecemos como o homem que viveu aqueles fatos e naquela sociedade percebia a si mesmo e ao mundo através da Literatura. A História nos conta o quê; a Literatura, como.

Primeiro post grande… Prometo tentar ser mais objetiva nos próximos. Cheiro pra todo mundo e até semana que vem!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s