Como montar as referências bibliográficas e as referências de citações em trabalhos científicos

Esse post é um bônus carnavalesco para facilitar a vida de muita gente que cai por aqui pelo blog. Dois são os conteúdos que mais fazem leitores que não são meus alunos baterem aqui: Barroco e como fazer trabalhos científicos.

Que muita gente venha bater aqui procurando informações sobre Barroco não é realmente nenhuma novidade. Como minhas turmas são de 1º ano do Ensino Médio e (infelizmente, diga-se de passagem) esse é um conteúdo obrigatório para a série.

Isto é, até o dia em que titia conseguir poder o suficiente para fazer uma revolução do ensino de Literatura com lema “Ame-a ou deixe-a em paz”. É, estou no meu momento Cérebro feelings!

(imagem sequestrada do Leite de Vaca.Com via pesquisa do Google)

Mas sempre me surpreendeu como tem gente que vem para cá procurando dicas para formatar trabalhos científicos. Há quase dois anos eu fiz um post sobre isso (o post completa exatos dois anos no dia 30) e esse ele já foi acessado mais de seis mil vezes. Se considerarmos que esse é um blog pessoal, sem qualquer tipo de conexão com anunciantes, portais ou ferramentas semelhantes, é um número que impressiona. Ele é o terceiro post mais acessado da história do Literarizando, e só perde para a página inicial do blog e para o post comparativo de Caravaggio e Bernini (de longe o texto mais popular daqui – exatamente agora enquanto escrevo ele acumulou 17.706 acessos em pouco mais de um ano e meio de vida).

Bom, dois anos depois, as regras para como fazer as citações não mudaram. Mas existem alguns recursos que montam a referência ao texto que está sendo citado automaticamente, e a própria bibliografia do trabalho pode ser gerada de maneira automática, a qualquer momento e sem precisar acessar nenhum site de ajuda. A maioria das pessoas já conhece esses recursos, que vieram junto com a versão 2007 do Word (à qual, na época do post original, pouca gente tinha acesso), mas muita gente não sabe como usar, a exemplo de minha super-gêmea-ativar-forma-de-uma-alfaia-de-maracatu Carol. Pensando em Keroulaine e em outras pessoas que não se ligaram ainda nesse recurso, resolvi ajudar com um:

Tutorialzinho básico para o uso das ferramentas de Referência do Word 2007

Esse bichinho salvou minha alma do inferno no ano passado, quando os ensaios para a avaliação das minhas disciplinas de mestrado estavam em processo de construção. Texto acadêmico, principalmente na minha área, e na pós, só se sustenta com tulhas de citações. Por isso, antes de começar a fazer meus textos, a primeira coisa que eu faço é transcrever as citações dos textos que usei como fonte para basear minha argumentação. Aí tome trabalho: lá ia eu, digitava, digitava, digitava, e tome a escrever toda a referência do texto para depois, dependendo de como a citação fosse usada (e às vezes nem era) cortar as informações que não eram necessárias ou deslocá-las para onde eram convenientes. Não era nenhum fim do mundo, mas dava um trabalhinho.

Aí, no meio do ano passado, estou eu com meu filho mais novo (leia-se, meu notebook), vou eu no menu REFERÊNCIA (lá em cima, entre LAYOUT DA PÁGINA e CORRESPONDÊNCIAS) inserir uma nota de rodapé e enxergo, bem ali do lado um comando Inserir Citação. Olhinho brilhando. “Como assim você estava aí e eu não te vi?”. Foi quase a sensação de descobrir que o cara que você acha que é só seu melhor amigo é o maior gato e que você é apaixonada por ele. E melhor, ele também sente o mesmo por você.

Depois de futucar aqui e ali pra ver como esse recurso funcionava, casei com ele para sempre e dele não me separo. É uma mão na roda mesmo. O negócio é o seguinte:

Dentro do menu REFERÊNCIAS (de novo, entre LAYOUT DA PÁGINA e CORRESPONDÊNCIAS) está a seção CITAÇÕES E BIBLIOGRAFIA, com os comandos referentes à construção das referências de citações e das referências bibliográficas. Para usar esses recursos, a primeira coisa a fazer é inserir as referências que serão usadas no documento que se está digitando. Isso se faz assim:

1. Clique em GERENCIAR FONTES BIBLIOGRÁFICAS. Aparece uma janela do gerenciador, que tem recursos de pesquisa e duas janelas para listas, Lista Mestra e Lista Atual. Se você ou outro usuário já fez uso antes desse recurso, haverá referências na Lista Mestra, que podem ser copiadas para a Lista Atual, se você desejar usá-las (o que é muito massa! Você vai literalmente formando uma biblioteca de referências ao longo do uso!). Se for o primeiro uso, as duas listas estarão em branco.

2. Para adicionar uma referência bibliográfica, clique em NOVA (no meio, entre as duas janelas de lista). Vai aparecer uma nova janela, essa aqui:

3. Nesta janela, a primeira coisa a fazer é selecionar o tipo de fonte bibliográfica. Clique para abrir a lista de opções, que são muitas. No exemplo acima está selecionada a opção Site, mas é possível escolher entre Livro, Seção de Livro, Artigo de Periódico e muitas outras. De acordo com a opção selecionada é que são gerados os campos a serem preenchidos. Por exemplo, o espaço para o preenchimento da URL não aparecerá se você houver selecionado a opção livro.

4. Feita a opção, não tem mistério: preencha os campos com as informações que são pedidas. Uma dica é que no caso do preenchimento do autor, você pode clicar em EDITAR e uma nova janela vai abrir, com espaço reservado para a digitação de nome e de sobrenome (o próprio programa organiza essa ordenação) e com a possibilidade de adicionar novos autores sem que você tenha que se preocupar com a organização. Só não esqueça de digitar o sobrenome em maiúsculas, por que isso o Word não vai fazer sozinho depois.

5. Feita a adição do documento, ele já está pronto para ser citado e/ou incluído em bibliografia gerada automaticamente no seu texto. Quando você clicar em INSERIR CITAÇÃO a partir de agora, aquele documento já vai estar disponível automaticamente no seu documento. Se você tiver mais referências, elas vão aparecer em lista. Para usar é só clicar nela e no ponto em que estava a barra de inserção do texto no seu documento, automaticamente a referência da citação aparece. Olha só um exemplo de como fica a área do comando INSERIR CITAÇÃO com um documento disponível e com vários:

6. Com isso você digita uma vez apenas todas as informações do material, sem se preocupar com a organização delas (o Word faz isso) e elas já valem para a bibliografia e as citações. Se ao mandar inserir uma citação você desejar retirar ou acrescentar informações (o número da página do texto, por exemplo), basta clicar nela que vai aparecer a setinha para baixo que acompanha alguns comandos do Word. Clicando na seta você tem acesso à opção EDITAR CITAÇÃO e lá você insere as páginas ou elimina da citação o nome do autor, o ano, o título do  texto, o que você quiser.

7. Para aproveitar a sua lista de referências na construção da bibliografia do seu trabalho é mais fácil ainda. Ao lado de INSERIR CITAÇÃO está BIBLIOGRAFIA. É só clicar lá que você pode escolher entre Bibliografia e Obras Citadas. Entre uma e outra não tem diferença, só o nome: as duas vão colocar todos os ites da sua Lista Atual de fontes bibliográficas em ordem alfabética e de acordo com a norma que você escolher. Essa norma você determina em ESTILO, comando que está em cima de BIBLIOGRAFIA. Para ficar dentro da ABNT, use o estilo Chicago ou o GB7714 (de que eu gosto muito, particularmente).

Bom é isso. Eu sei que para muita gente não tem nenhuma novidade nesse post, mas pelo menos uma amiga eu ajudo com ele. Como Carol a essas horas está é batendo tambor em Olinda, o que sobrar dela depois do Carnaval confere essas dicas. Espero que elas possam ajudar outras pessoas também.

E agora, como já são 23:20 aqui, deixa eu ir fazer o que eu faço todas as noites.

Deixe um comentário

